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Preparamos este conteúdo com muito carinho para te ajudar a enfrentar esse momento desafiador.

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Dicas para ajudar o seu lojista a reduzir a inadimplência



Hoje quero falar sobre um assunto que afeta diretamente a vida dos representantes comerciais: a inadimplência de lojistas. Afinal, na maioria das vezes, o recebimento da comissão de uma venda está diretamente ligado ao pagamento de um pedido. Sem contar que fica muito mais fácil continuar vendendo para clientes que “estejam em dia”, não é mesmo?


O assunto se torna mais relevante se consideramos que vender é uma ação que vai além da "tirada do pedido". Vender é proporcionar uma excelente experiência ao cliente, dar segurança e mantê-lo sempre fidelizado. Por isso, ajudar e orientar seus clientes sobre boas práticas é um passo importante para que eles te vejam como um parceiro.


Você sabe como orientar o seu lojista nesse assunto? Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você possa ajudar o seu cliente a reduzir a inadimplência.



Você vai ver nesse conteúdo:

Ofereça soluções e condições de pagamento que ajudem o seu cliente


Vamos começar por uma dica que tem um grande impacto na redução da inadimplência do seu lojista?

Entenda a realidade financeira do seu cliente e ofereça soluções que façam diferença em seu negócio. Não adianta nada você tentar tirar um pedido à vista — mesmo que esse seja o melhor dos mundos, se o seu cliente pode somente pagar à prazo.


Hoje em dia, é muito comum que as indústrias ofereçam diversas formas de pagamento, prazos e tabelas. Na hora da negociação, cabe ao representante comercial oferecer as opções que mais se adequem à realidade do cliente.

Aqui, vale mais uma dica importante que você, Rep Nota 1.000, já conhece: que tal oferecer a Antecipação Zero? Com essa solução de pagamento da Blu, o seu cliente pode antecipar com taxa zero o saldo das vendas parceladas para comprar com você.


Dessa forma, o seu lojista elimina as taxas de juros pela antecipação e economiza até 10%. Além disso, consegue controlar o fluxo de caixa da loja dele.


E se Antecipação Zero elimina a inadimplência, isso significa que você, representante, ganha mais segurança no recebimento da sua comissão. Percebe como todo mundo ganha?

Seja transparente na hora da negociação


Na hora de negociar um pedido, é importante que seu cliente fique ciente das condições da compra, o que inclui o entendimento das consequências pelo atraso no pagamento dos pedidos.


Assim, você finaliza sua venda de forma transparente e saudável, além de reforçar com ele a importância do pagamento em dia.


Aproveite o seu relacionamento com seu cliente para ajudá-lo a se organizar


Oriente seu cliente a ter suas informações financeiras organizadas. Isso vai ajudá-lo, principalmente na manutenção saudável do fluxo de caixa, já que ele passará a ter mais controle dos pagamentos e recebimentos futuros.


Como rep parceiro, você pode ter espaço para dar informações que vão ajudá-lo a se organizar melhor. De repente, uma mensagem lembrando de uma compra ou pagamento já pode ajudar muito!


Se o seu lojista já é Blu, com a nossa Conta Digital já fica possível visualizar, de forma organizada, o saldo de todas as vendas no cartão, além de outras informações importantes de cobranças e pagamentos.


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Essas foram as minhas dicas de hoje! Quer saber mais? Venha conversar comigo, que te ajudo no entendimento de todos esses pontos e assim poderemos crescer juntos!



Abraços,

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